Goodreads, Crate Boxes e um admirável mundo novo para os livros

O marketing dos livros até há pouco tempo focava-se na elite amante da literatura. Através de palestras, feiras e encontros com autores, havia uma dinâmica para atrair um já segmento conseguido da população: os leitores. No entanto, os novos leitores não eram explorados. O Marketing na Literatura tem evoluído desde então. A ideia passa tanto no objectivo de atrair novos leitores como em atrair os apreciadores a optar por determinados artigos.

O Goodreads tem, desde 2006, sido uma ferramenta vital no Marketing digital. Trata-se de uma rede social focada na literatura e, em que os leitores partilham a sua paixão pelos livros com comentários, opiniões e com grupos de conversa e desafios. Tem cerca de 55 milhões de membros e, tal como qualquer rede social, a interactividade tem sido uma componente fulcral. O utilizador pode dizer em que livro está a ler e, em que página se encontra. Pode comentar os livros dos amigos e, avaliá-lo num rating 1 a 5. Um rating positivo de um amigo é um dos factores que pode influenciar alguém a decidir se compra ou não determinado artigo. O Goodreads tem um acesso directo a lojas online da Barnes and Nobles, Waterstone, Bookdepository e Amazon.

Uma outra inovação, a qual tem sido usada não só para livros, são as chamadas Crate Boxes.  O conceito é simples: recebemos por mês uma caixa, cujo conteúdo desconhecemos. Quem opta por uma Book Box, recebe um livro aleatório e merchandise relacionada com o mesmo. A ideia é simples, mas tem conseguido atrair alguns novos leitores para o panorama.  Crate Boxes como a Owl Crate (uma young adult book box), apostam essencialmente no poder do Marketing Digital. Através de videos do youtube por vloggers conhecidas, através do instagram, facebook e aliando-se a blogs peritos em matéria de Crate Boxes.

O que estamos à espera para aplicar o fenómeno das Book Crate Boxes em Portugal?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s